Muitas
vezes ouvimos comentários como “Eu odeio matemática!” ou ainda “Pra que vou
usar isso professora?”. Com o objetivo de desconstruir essa visão da
Matemática, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio(Manhã), participaram de
um projeto que promove a aprendizagem da Geometria Analítica de forma lúdica e
utilizando a tecnologia.
As reproduções foram feitas pelas turmas 301 302 e 303 com o software educacional GrafEquation.
Para a atividade os alunos utilizaram tudo que foi aprendido sobre a Equação da Reta e seus Coeficientes. Neste software os conceitos matemáticos não estão prontos, o aluno deve pensar e calcular previamente a equação, o intervalo numérico ou outro conceito matemático que seja necessário usar de acordo com a estratégia que resolveu utilizar na construção, para que o desenho esperado seja realizado.
O objetivo do trabalho foi de atingir competências essenciais do ensino da matemática que são, entre elas, raciocínio, reflexão, retomada de conceitos e pensar sobre o pensar.
Parabéns Pessoal! Excelente trabalho!!!
Prof. Caroline Borsoi