Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As belezas imensuráveis do Brasil

A grandeza do território brasileiro permite uma diversidade de culturas e de belezas. Estas belezas estão expressas nos meios naturais e patrimoniais, mas se manifestam principalmente em nosso povo. O alegre povo brasileiro carrega consigo a beleza construída ao longo da História pela miscigenação, pelos encontros étnicos e culturais de diversos povos que aqui se estabeleceram e construíram a nação brasileira. A diversidade étnica e cultural do Brasil constitui nossa maior beleza. É no povo que as belezas aparecem: nos rostos, nos corpos e nas manifestações artísticas que preservam tradições de diversas regiões.
Indígenas (Tupis, Jês, Cariris, Charruas, entre outros), portugueses, tribos e nações africanas (Mina, Cabinda, Monjolo, entre outros), espanhóis, holandeses, japoneses, italianos, alemães, poloneses, suecos, estão entre aqueles que formaram o povo brasileiro, que emprestaram suas belezas para construção de uma nova nação: o Brasil. Um país colorido, não só com o verde e o amarelo de nossas antigas monarquias, mas com o branco, o preto, o amarelo e o vermelho de nossa gente. Uma gente que herdou o melhor de cada povo para carregar sorrisos com todas estas cores.
E a alegria dos sorrisos carregados nos rostos também está nas diversas manifestações culturais que se expressam nos corpos dos brasileiros. Os gingados e as músicas tradicionais se entrelaçam com a diversidade das culturas. Nos salões dos bailes ou nas danças nas ruas o povo continua compartilhando culturas, dançando, cantando e sorrindo. Uma cultura que é a soma das tradições americanas, europeias, asiáticas e africanas que aqui se uniram para, num país de território continental, constituir uma nova identidade.
O belo, para nós, está em nossos velhos e em nossos jovens, em nossas crianças e em nossos adultos, no Nordeste, no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e no Sul, nos movimentos, nos gestos e nas expressões de um povo que conseguiu unir muitas culturas e identidades e hoje formam um Brasil de belezas imensuráveis.

(Suelen Marchetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário