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sexta-feira, 20 de junho de 2014

Professor pesquisador - Profa Daiane Fagherazzi

                                       PREDICADOS DO PROFESSOR PESQUISADOR 
    Geralmente,  o  professor  compreende  e  aceita  as  novas  teorias  existentes,  porém  apresenta problemas  ao  transformá-las  em  prática  na  sala  de  aula.  Há  também  uma  preocupação  demasiada com aspectos  formais  da  língua-padrão  (bem  falar  e  bem  escrever).  Muitas  aulas  são  dadas  para classificar palavras, decompor períodos sem existir uma reflexão linguística sobre o assunto. Este ensino, portanto, não se fundamenta em teorias do discurso e do texto. Os estudos são centrados principalmente na sintaxe e  na  morfologia,  desconsiderando  a  semântica  e  a  pragmática.  Os  métodos  devem  favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. Estes devem reconhecer nos conteúdos o 
auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
   O bom professor deve ser um pesquisador do conhecimento específico que ensina. Deve refletir sobre a sua  prática  de  orientador,  propondo  atividades de pesquisa.  O  aluno  deve  ser  avaliado  com  o objetivo  único  de  diagnosticar,  e  não  de  aprovar, nem  de  aferir,  tampouco  de  reprovar.  Deve-se identificar  o  que  está  bom  e  o  que  precisa  ser reformulado.  Assim  professores  e  alunos  têm  a oportunidade de decidir sobre novos caminhos.  
   O  conhecimento  deve  ser  visto  como  processo, ou  seja,  não  acabado,  construído individualmente pelo  sujeito.  A  busca  de  ser  um  exímio profissional é  uma  prática  que  exige  novas buscas e tentativas. Mas é um esforço justificado porque se pretende o melhor para o aluno. 
  Cabe ao professor articular as propostas didáticas de maneira produtiva, criando condições para o estudante transitar  nos  diferentes  discursos  textuais.  O  ser  humano  é  caracterizado  pela  linguagem, portanto possui  habilidades  orais  e  escritas.  Propiciando  ao  educando  estratégias  de  leitura/escrita  e valorizando  a  oralidade, o professor estará cumprindo sua missão: “tornar o aluno poliglota em sua própria língua”.                                                                           Professora    Daiane Fagherazzi 

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