PREDICADOS DO PROFESSOR PESQUISADOR
Geralmente, o professor compreende e aceita as novas teorias existentes, porém apresenta problemas ao transformá-las em prática na sala de aula. Há também uma preocupação demasiada com aspectos formais da língua-padrão (bem falar e bem escrever). Muitas aulas são dadas para classificar palavras, decompor períodos sem existir uma reflexão linguística sobre o assunto. Este ensino, portanto, não se fundamenta em teorias do discurso e do texto. Os estudos são centrados principalmente na sintaxe e na morfologia, desconsiderando a semântica e a pragmática. Os métodos devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos. Estes devem reconhecer nos conteúdos o
O bom professor deve ser um pesquisador do conhecimento específico que ensina. Deve refletir sobre a sua prática de orientador, propondo atividades de pesquisa. O aluno deve ser avaliado com o objetivo único de diagnosticar, e não de aprovar, nem de aferir, tampouco de reprovar. Deve-se identificar o que está bom e o que precisa ser reformulado. Assim professores e alunos têm a oportunidade de decidir sobre novos caminhos.
O conhecimento deve ser visto como processo, ou seja, não acabado, construído individualmente pelo sujeito. A busca de ser um exímio profissional é uma prática que exige novas buscas e tentativas. Mas é um esforço justificado porque se pretende o melhor para o aluno.
Cabe ao professor articular as propostas didáticas de maneira produtiva, criando condições para o estudante transitar nos diferentes discursos textuais. O ser humano é caracterizado pela linguagem, portanto possui habilidades orais e escritas. Propiciando ao educando estratégias de leitura/escrita e valorizando a oralidade, o professor estará cumprindo sua missão: “tornar o aluno poliglota em sua própria língua”. Professora Daiane Fagherazzi
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